Depilação com Cera de Açúcar
13.3.15
A depilação com cera de açúcar, ou "Sugaring", é uma antiga prática do Médio Oriente que usa uma pasta ou gel feitos totalmente com ingredientes naturais, derivados de alimentos como o açúcar e/ou mel, a água e o sumo de limão para remover os pelos corporais a partir da raiz. Os resultados podem durar até 6 semanas.
Embora existam muitas receitas, todas usam praticamente os mesmos ingredientes naturais.
Esta cera, por ter sido desenvolvida no antigo Egito e por ainda hoje ser usada pelas mulheres árabes, também tem sido chamada de "Cera Árabe".
Como é que funciona?
Os dois tipos de aplicação da cera de açúcar, pasta e gel, são realizados de maneira diferente.A pasta
Considerada a técnica tradicional, é uma mistura espessa e aquecida que é aplicada em primeiro lugar no sentido contrário do crescimento dos pelos usando as mãos (repetida 2 a 3 vezes) e retirada na direção do seu crescimento com um golpe de pulso repentino (não são usadas bandas de remoção nesta técnica). A "bola" de pasta pode dar para depilar uma parte significativa do corpo. (Veja esta técnica a ser aplicada no vídeo abaixo)
O gel
Apresenta-se com um aspeto mais líquido e a sua aplicação é feita como a da cera tradicional. Utilizando uma espátula (ou faca de manteiga da cozinha), o gel é aplicado na direção do crescimento do pelo e removido na direção oposta com o auxilio de bandas.NOTA: Por serem utilizados ingredientes naturais, tanto a pasta como o gel podem ser aplicados em todas as zonas do corpo da mulher ou do homem.
Os Prós e Contras
Os Prós
Com alguma experiência pode fazer-se a depilação rapidamente com a pasta. Grandes quantidades de pelo podem ser retirados de uma só vez, e assim terminar a depilação mais rápido do que com a cera tradicional. A maioria das ceras é aplicada numa área limitada e tem de ser removida rapidamente para evitar secar antes de passar à área seguinte. Com a cera de açúcar é possível aplicar a pasta numa área mais extensa e depois retirá-la em secções menores, já que esta não seca na pele, ou mesmo que tal aconteça, pode-se retirar a pasta mais antiga com uma bola de pasta nova.É de fácil limpeza. Tanto a pasta como o gel são solúveis em água, o que significa que se pode limpar qualquer resíduo deixado na pele ou superfície com água morna, ao contrário da cera comum.
Pode fazer a cera em casa, poupando tempo e dinheiro, ou encomendar a partir da Internet Kits de depilação completos. (Caso compre a partir da Internet tome atenção ao sítio onde compra e à qualidade do produto que está a comprar. Em caso de dúvida não faça a aquisição já que alguns produtos vendidos online contêm químicos nocivos à saúde).
A pasta de açúcar pode ser aplicada sobre os cabelos "perdidos". A pasta é muito suave e pode ser colocada diretamente sobre uma área já depilada, mas onde ficaram alguns pêlos, sem medo de criar irritação.
Resultados temporários podem transformar-se em permanentes. Ao longo do tempo, a depilação frequente com pasta de açúcar pode danificar o folículo do pelo e assim parar o seu crescimento.
A pasta (não o gel) por ser aplicada gentilmente e retirada no sentido do crescimento do pelo pode ser utilizada por que tem varizes já que a temperatura e pressão feitas na pele não provocam danos nos vasos sanguíneos.
Os Contras
É difícil encontrar um profissional que faça a depilação usando a pasta ou gel de açúcar. Alguns salões e spas utilizam uma cera que dizem ser de açúcar, mas na realidade não é a mesma coisa já que muitas contêm químicos na sua composição.O seu fabrico em casa pode ser complicado no início devido à falta de experiência, ficando muitas vezes a consistência da cera comprometida. Se quiser mesmo fazer esta cera em casa vai ter de experimentar muita vezes até acertar com a textura e tempos de cozedura da cera.
Notas finais:
A depilação com cera de açúcar feita em casa é muito mais económica, mas a sua aplicação por quem não domina a técnica correctamente pode tornar-se complicada. Peça ajuda, sempre que possível, a uma familiar ou amiga para a ajudar.
A receita para fazer em casa
Existem várias receitas online e eu experimentei muitas delas. No entanto, esta é a que resultou melhor para mim.Ingredientes
- 2 chávenas de chá de açúcar branco (também pode usar açúcar amarelo ou mel, mas os tempos de cozedura são diferentes);
- 3/4 de uma chávena de chá de água;
- 2 colheres de sopa de sumo de limão (meio limão pequeno).
Instruções
- Misturar a água o açúcar e o limão numa panela ou frigideira anti-aderente de fundo grosso;
- Aquecer a mistura em lume alto até ferver;
- Após ferver, regule a chama para lume brando, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cor de âmbar. Este passo pode levar algum tempo. A mim normalmente ocupa-me entre 20 a 30 minutos aproximadamente.
- Após estar cozinhada, colocar a mistura num recipiente de vidro próprio para microondas (de preferência com tampa) sem tapar enquanto arrefece. (Não coloque os dedos nesta altura na pasta pois encontra-se a temperatura que podem provocar queimaduras graves.)
- Após endurecer um pouco, mas ainda mole o suficiente para moldar, retire uma pequena bola (do tamanho de uma bola de ténis de mesa) e comece a molda-la nas suas mãos até obter uma pasta com a textura de pastilha elástica.
- Nesta altura já a pode aplicar no seu corpo. Comece pelas pernas ou braços, por serem áreas mais fáceis de controlar a técnica.
- O resto da pasta pode colocar no frigorífico dentro do recipiente de vidro com a tampa e aquecer entre 10 a 15 segundos no microondas à temperatura máxima sempre que necessitar de fazer a depilação.
A pasta de açúcar, tal como as outras ceras, deve ser aplicada em peles limpas, sem cremes, desodorizantes, etc.
Deve ter a pele seca (pode usar um pouco de pó de talco), e a temperatura ambiente deve estar amena, nem muito fria nem muito quente, já que interfere no resultado final.
Após concluir a depilação, passar a pele por água morna e aplicar o gel de Aloe Vera (ver o artigo).
Boas depilações!
0 Comentários