Smartphone Guia de Compra
4.3.15Você deve ser exigente quando se trata de comprar um smartphone (telefone inteligente). Afinal de contas, os dois vão fazer tudo juntos, desde tirar centenas de fotos e jogar jogos nas redes sociais a enviar mensagens de texto e e-mail. Ah, sim, e também fazer chamadas telefónicas. Mas, com vários sistemas operativos, tamanhos de ecran e vários fabricantes a solicitar a sua atenção, comprar o dispositivo certo pode ser uma tarefa interminável. Mas isso não tem que ser assim. Use estas cinco dicas para a ajudar a decidir pela opção mais correcta.
1. Escolha o Sistema Operativo mais apropriado para si
Actualmente existem três sistemas principais, já que a canadiana BlackBerry, com o seu BlackBerry OS, se encontra numa luta pela sobrevivência (a última versão foi lançada em Setembro de 2012). O Android da Google, iOS da Apple e Windows Phone da Microsoft. Aqui está um rápido resumo dos pontos fortes e fracos das plataformas.Android
O Sistema Operativo da Google não é a plataforma de smartphone mais popular por acaso. Em comparação com o iOS e o Windows Phone, há uma variedade muito maior de opções de hardware de vários fabricantes (Samsung , HTC, LG , Motorola, ZTE , etc.) em vários tamanhos. O Android também é muito mais aberto do que o iOS , o que significa que fabricantes de smartphones podem mais facilmente inovar em cima do software da Google. É por isso que o Samsung Galaxy S6 ou o Note 4 , por exemplo, podem executar dois aplicativos no ecran ao mesmo tempo, e o Moto X pode responder à sua voz, sem ter que tocar no telefone.Com mais de 1 milhão de aplicativos, a loja Google Play (inicialmente Android Market) tem praticamente tudo o que você precisa, mas a App Store da Apple costuma disponibilizar jogos e aplicativos importantes em primeira mão. E, apesar de gostamos de imediato do Android por ser tão flexÃvel e personalizável, algumas interfaces podem ser confusas e/ou difÃceis de navegar.
Versão mais actual: 5.0 Lollipop |
iOS/iPhone
O iOS 8 representa uma grande transformação para a Apple, O iOS 8 inclui mais atualizações para as apps que mais se usa, como Mensagens e Fotografias, uma nova maneira de partilhar conteúdos com a famÃlia e incrÃveis formas das apps e os dispositivos interagirem entre si. Segundo a Apple, o iOS 8 é o maior lançamento de sempre. No entanto, algumas novas funcionalidades, devem ser analizadas com mais pormenor, como por exemplo o novo teclado virtual (muito lento), a função de "Camara Roll" desapareceu, mas no geral, iOS continua a ser a plataforma de smartphone mais intuitiva. A Apple também beneficia por ter a melhor seleção de aplicativos de alta qualidade e jogos (embora o Android esteja a reduzir o fosso que os separa).Versão mais actual: iOS 8 |
Windows Phone
Graças, em grande parte, aos telefones Lumia da Nokia que tem tido uma boa recepção, mais pessoas estão atentas ao sistema operativo da Microsoft. A plataforma possui uma interface dinâmica com Live Tiles que exibem atualizações em tempo real das redes sociais, como o facebook ou o twitter. Outros benefÃcios incluem jogos da Xbox, vÃdeo e música, bem como a integração do Office e Outlook. A loja Windows Phone ultrapassou recentemente os 300 mil apps, e a coleção inclui agora o Instagram, mas a plataforma da Microsoft ainda tem cerca de um quinto dos aplicativos disponÃveis para Android e iOS.Versão mais actual: Windows Phone 8 (WP8) |
http://www.windowsphone.com/pt-pt/how-to/wp8
2. Escolha o tamanho correcto: Phablet ou não Phablet?
Os telemóveis com ecrans grandes (Big) estão a ganhar adeptos entre os utilizadores. Na verdade, phablets (telefones com ecrans de 5 polegadas ou mais) são já responsáveis por cerca de um quarto de todos os smartphones vendidos. No entanto, o iPhone 5S, que ostenta um ecran de 4 polegadas, foi o smartphone mais vendido nos EUA em 2013. Ecrans mais pequenos permitem um design mais compacto. Mas se pretende algo maior, vai querer optar por um telefone Android ou Windows.
O Samsung Galaxy Note 4 com 5,7 polegadas dá-lhe uma melhor capacidade para assistir a filmes, jogar jogos e ver fotos. O senão é que o telefone não é fácil de operar com uma mão. Telefones com ecrans ainda maiores, como o HTC One Max (5,9 polegadas) e o Nokia Lumia 1520 (6 polegadas) tendem a ser mais pesados e podem não ser fáceis de guardar em bolsos ou malas pequenas. Mas algumas utilizadoras estão dispostas a viver com o tamanho maior, especialmente aquelas que não querem transportar um tablet conjuntamente.
3. Tome atenção a estas Especificações
Processador
Memória (RAM)
A quantidade de memória do sistema desempenha um papel importante na forma como um smartphone funciona. Dispositivos de gama alta oferecem hoje entre 2GB a 3GB de RAM (alguns novos 4GB), enquanto telefones de gama média disponibilizam entre 1 GB a 1,5 GB. Se quiser carregar aplicativos ou alternar entre eles de forma mais rápida, possuir mais memória RAM é melhor.Ecran
Armazenamento e expansão
Uma vez que vai armazenar tudo, desde fotos e música a vÃdeos e aplicativos no seu smartphone, optar à partida por mais memória interna pode ser importante. Apesar de actualmente 32GB ser bastante normal, sugiro 64GB ou 128GB(iPhone) de armazenamento, assim você não ficará rapidamente sem espaço. O 128GB iPhone 6s, por exemplo, tem um preço mais elevado. Mas pode encontrar no mercado algumas opções mais baratas com muito espaço, como o HTC One M8, por exemplo. No entanto, faço uma chamada de atenção para o facto de análises recentes a vários aparelhos mostrarem que os cartões microSD tornam as operações mais lentas, mesmo nos mais potentes.
4. Escolha a melhor camara possÃvel (e não fique obsecada com os Megapixels)
Deve também olhar para os recursos da câmera que você vai realmente usar. O Galaxy S4 e Note 4 possuem ambos um recurso (Eraser) que permite apagar objectos em movimento de uma imagem. O Nokia Lumia 1020 tem um recurso que permite gerir de forma manual vários graus de definição de imagem, para melhores resultados de definição em todos os tipos de condições. Estabilização de imagem óptica, que optimiza as fotos reduzindo a desfocagem, é encontrado no G2 LG e Lumia 1020.
5. Não se contente com uma bateria de vida curta
Uma maneira de saber quanto tempo o seu smartphone irá trabalhar sem o ter de recarregar é dar uma olhadela na capacidade da bateria. Se você se preocupa com a autonomia do seu telefone, deve optar por baterias de 3.000 mAh (miliamperes horas) ou superior. Por exemplo, a bateria de 3.000 mAh do LG G2 durou umas colossais 13 horas e 44 minutos, envolvendo navegação na Web contÃnua ao longo de 4G LTE em 40 por cento de brilho no ecran. Em oposição, a bateria de 2.600 mAh do Galaxy S4 para as mesmas opções de utilização durou 6:41 (dados de 2013). Estudos recentes mostram que o telefone médio dura cerca de 8 horas em trabalho, podendo atingir as 24 horas em condições óptimas.Fonte: Sites oficiais dos fabricantes, Estudos independentes, Wikipedia.
0 Comentários