Chocolate, aliado ou inimigo?
8.5.15Muitas são as pessoas que adoram chocolate, ao ponto de não resistirem a uma barra, bombom ou tabelete na despensa. Eu sou uma delas. Apesar de atualmente seguir uma dieta equilibrada e sensata, o chocolate continua a ser o meu calcanhar de Aquiles.
Mas se antes devorava tudo o que tinha por perto (principalmente chocolate de leite), hoje consigo comer um a dois quadradinhos de chocolate, apenas negro com 70% ou mais de cacau, e sentir-me bem.
É nesta alteração de comportamento que reside o segredo. Não devemos deixar de comer chocolate, porque embora ele seja um alimento muito calórico (com elevados nÃveis de gordura e açúcar) é também uma boa fonte de polifenóis devido ao seu teor de cacau.
Assim, e segundo o guia "5 questões sobre chocolate" da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, o seu consumo diário, dentro das quantidades recomendadas (entre 10 e 25 gramas) e "integrado num estilo de vida ativo e saudável", pode ajudar a manter uma "alimentação completa, variada e equilibrada".
O guia pretende responder às principais dúvidas dos consumidores sobre este alimento ancestral (cultivado pelos Maias e Aztecas há mais de quatro mil anos):
1. Qual o tipo de chocolate que devo preferir?
2. Quais os benefÃcios do chocolate?
3. O chocolate pode estar relacionado com a sensação de bem-estar?
4. Posso incluir chocolate na minha alimentação diária?
5. O chocolate vicia?
De uma forma muito abreviada poderÃamos apresentar as respostas à s perguntas anteriores da seguinte maneira:
1. Devemos optar por chocolate negro.
2. Tem uma ação estimulante (teobromina), antioxidante (flavonoides) e fornece importante vitaminas (B, B2 e B12) e minerais (fósforo e magnésio) fundamental para a boa saúde dos ossos e dentes.
3. Devido ao aminoácio triptofano que é o responsável por originar a serotonina (neurotransmissor da felicidade) desencadeia uma sensação de bem-estar.
4. Com moderação (1 a 2 "quadradinhos" de uma tabelete) o valor calórico é pouco significativo.
5. Pode criar uma certa "necessidade" de consumo, devido ao bem-estar que origina.
Caso pretenda aprofundar, aqui fica o link para o documento integral.
http://www.apn.org.pt/documentos/guias/5_QUESTOES_SOBRE_CHOCOLATE_APN_Final.pdf
Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas
Foto: pixabay.com (Licença CCO Public Domain)
0 Comentários